Nova Biblioteca Municipal de Gondomar tem vindo a registar elevada afluência de leitores |
segunda-feira, julho 10, 2006 |
"É uma biblioteca em crescimento. Com estantes, livros, publicações essenciais para estimular o prazer da leitura. Inaugurada em Outubro do ano passado, transformou-se em local de encontros e os estudantes são os mais fiéis visitantes "Venho cá todos os dias consultar livros, pesquisar coisas na Internet e conversar com os amigos", diz Tiago Filipe, aluno da Escola Secundária de Rio Tinto. Entra-se no luminoso edifício da Biblioteca Municipal de Gondomar e a exemplo de outros espaços espalhadas pelo país, dezenas de leitores concentram-se na leitura preferida. Numa das estantes, espreitam-se títulos de Fernando Pessoa, Herculano e Eça, à mistura com romances, obras de autores portugueses e estrangeiros, alguma poesia e ficção. Noutra prateleira, a nossa curiosidade recai num livro imperdível ( "A investigação na História de Arte", de Robert Smith), mas também por lá existe literatura para a infância e a juventude, jornais, revistas cor-de-rosa, mas também a Egoísta (por muitos considerada a melhor revista editada em Portugal e com vários prémios no palmarés), enciclopédias, dicionários. Como as novas tecnologias fazem parte deste espaço de papel impresso, a biblioteca já dispõe cerca de 600 volumes multimédia, 32 postos de acesso à Internet (gratuito), vídeos, CDRom. Nesta rede de saberes e partilha de conhecimentos, os responsáveis tiveram vistas largas e aderiram à Rede Nacional de Bibliotecas Escolares. "A biblioteca está em crescimento. Foi construída de raiz e em termos de fundos documentais temos vindo a aumentar a nossa oferta de leitura. Temos preocupações pedagógicas, didácticas e queremos sensibilizar os mais jovens para o prazer da leitura", adianta Fernando Paulo, vereador da Educação e Cultura da Câmara de Gondomar. O equipamento representou um investimento de cerca de três milhões de euros e quanto a números de visitantes a estatística traduz optimismo "Entre Janeiro e Junho, estiveram nas instalações cerca de 40 mil pessoas, muitos jovens e crianças a requisitar livros", diz Fernando Paulo. Como fomento do livro e da leitura se faz com outros ingredientes, existem espaços lúdicos, como a Hora do Conto, ateliês de expressão plástica, exposições, lançamentos de livros. A biblioteca em construção faz-se caminhando. E com gente dentro."
Fontes: Texto - Jornal de Notícias - 10-07-006 Foto de Fernando Vilarinho
Etiquetas: Equipamento Instalações e Mobiliário, Estatísticas, Geral |
Link do post - publicado por fernando_vilarinho @ 14:07:00 |
|
3 Comentários: |
-
Sou um utilizador da biblioteca de Gondomar e, saliento apenas a falta de titúlos que ainda padece a biblioteca. Tirando isso é um exelente sitio onde se pode passar umas horas sem dar conta.
-
Falta de segurança nas zonas involventes e
-
Pergunto: Empresta livros ao domicílio? É muito importante que o faça. Pretende-se que a biblioteca seja um seviço útil aos seus utilizadores e neste sentido, ler em casa sem ter que comprar o livro é, e hoje mais ainda, uma necessidade. Obrigada MCCardoso
|
|
<< Home |
|
|
|
Sou um utilizador da biblioteca de Gondomar e, saliento apenas a falta de titúlos que ainda padece a biblioteca. Tirando isso é um exelente sitio onde se pode passar umas horas sem dar conta.